Competência socioemocional: O que é e funcionamento! 1

Competência socioemocional: O que é e funcionamento!

A competência socioemocional é um conjunto de habilidades desenvolvidas ao longo da sua vida e por isso é um processo contínuo de aprendizagem. O objetivo é auxiliar o indivíduo em lidar e interpretar as próprias emoções.

Por desenvolver o autoconhecimento e na relação com as outras pessoas, as competências socioemocionais são perfeitas para colaborar e mediar as relações, assim como ajudar na resolução dos principais problemas.

Vale destacar que a competência socioemocional é perfeita para melhorar a sua inteligência emocional e os hábitos da mente. Dessa forma, veja abaixo as informações e descubra como são essas competências no dia a dia.

Competência socioemocional: O que é e qual é o funcionamento?

As competências socioemocionais são um conjunto de habilidades ou mesmo características que ajudam a pessoa a se formar melhor. Ao mesmo tempo, prepara a pessoa para ter sucesso em todos os campos da vida.

Seja no âmbito pessoal e profissional, a verdade é que sempre usam no dia a dia um conjunto de habilidades. Em outras palavras, a criança ou adolescente de hoje, no futuro, irá se ver como indivíduo, profissional e cidadão.

Vários estudos são realizados e atualmente dá para conferir os vários campos de pesquisa. Na maioria dos casos, é possível perceber que os resultados são interessantes, como por exemplo:

  • As características socioemocionais são importantes para predizer o sucesso futuro;
  • A escola ajuda a transformar essas características;
  • As vantagens ajudam a ter canais socioemocionais.

Agora que você entendeu um pouco sobre esse assunto, a melhor opção para você é saber quais são as habilidades socioemocionais. Desse modo, confira a seguir a lista com as principais e veja como usá-las a seu favor.

socioemocional
socioemocional

Atenção plena

Ao usar a concentração, a pessoa consegue prestar muita atenção em cada detalhe e no que pode acontecer. Portanto, basta olhar para a situação e ver as várias opções, daí para frente a escolha tende a ser mais forte.

Colaboração

Trabalhar em equipe é algo importante no dia a dia e também ajuda a coordenar as atividades profissionais. Quanto mais sincronizado for, a chance de compartilhar as tarefas e se unir às outras pessoas é maior.

Comunicação

A arte de escutar, processar a informação, compreender e passar para frente, é algo que você aprende na prática. Através disso, dá para fornecer as informações com o uso da fala e também de outras mídias importantes. 

Trata-se de uma habilidade primordial para ser desenvolvida durante toda a vida da pessoa. Nesse cenário, essa habilidade socioemocional é valorizada no mercado de trabalho e por isso vale a pena pensar nisso.

Coragem

A determinação em atingir os próprios objetivos é algo importante, já que dá mais vontade em alcançar os objetivos. Logo após essa análise, a pessoa usa a empatia e consegue ascender na vida, mas sem passar por cima de ninguém.

Criatividade

Ao desenvolver melhor as ideias, a pessoa desenvolve melhor os projetos e as criações que são inovadoras. Ao mesmo tempo, permite um contexto social através da interação entre a aptidão e o ambiente, por meio do processo.

Curiosidade

O cultivo de uma mentalidade voltada para o aprendizado é importante, porque a pessoa sempre está aprendendo algo novo. Ao saber aprender, dá para compreender o mundo e explorar as novas ideias que surgem.

Ética

Trata-se dos princípios morais que norteiam a forma pela qual a sociedade vive e toma decisões. Além disso, se preocupa com tudo o que é bom para as pessoas e para si mesmo.

Liderança

Consiste em formar relações pautadas pela admiração e em prol da conquista de um objetivo. Enfim, um bom líder arrasta multidões.

Metacognição

Ao reconhecer as características que tem, como por exemplo, as habilidades, valores e atitudes, a pessoa cria novas metas e estratégias para conquistar.

Mindset de crescimento

Certamente que se trata de desenvolver a capacidade de ter esforço para o progresso e a superação de cada desafio, visando o crescimento.

Pensamento crítico

A vida é repleta de escolhas, então a melhor opção é analisar cada um deles e entender os novos conceitos. Por outro lado, permite a crítica de informações e as declarações com as quais a pessoa lida no dia a dia.

A avaliação de problemas é importante e o mesmo pode ser tido sobre as soluções, assim como as abordagens. Por isso, basta usar a lógica e os seus pontos fortes, bem como os fracos, em seguida a chance de acertar é maior.

Resiliência

É importante destacar que a resiliência é uma habilidade socioemocional para lidar com desafios e as mudanças necessárias. No entanto, você não abrirá mão de quem você é e absorverá tudo o que aprendeu ao longo do caminho.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Linda VenezaInstagram Bella Venezia

 

Share:

Leave a Comment

17 + 16 =