criança internada

6 maneiras de alegrar uma criança internada

Como ajudar uma criança internada? Crianças precisam de brincar. Crianças gostam de correr e descobrir o mundo. Crianças são curiosas e fazem muitas perguntas. Mas como garantir as condições para que as crianças hospitalizadas continuem a manter a alegria?

Hospitais, mesmo os mais humanizados, são lugares que, na maioria das vezes, não nos trazem boas memórias. Naturalmente, também são lugares de cura e de tratamento e em que vidas são salvas.

Mas parece que tudo fica mais amplificado quando falamos de uma criança internada. O coração, sem dúvida, fica muito mais apertado quando pensamos que crianças adoecem, e algumas de forma muito grave, permanecendo por um longo período hospitalizadas.

Como, então, minimizar o sofrimento e angústia de crianças e pais? De que maneira poderemos alegrar uma criança que está internada? Mostramos seis maneiras.

Siga esses passos para ajudar uma criança internada

  • Brincar

Sabemos que as crianças gostam de brincar e a primeira maneira de alegrar uma criança é brincar com ela. Você poderá usar como recurso jogos tradicionais ou até mesmo, brincadeiras simples como o “STOP” (quem nunca brincou?).

Claro que é necessário adaptar as brincadeiras a idade da criança internada e sempre que puder envolva os pais na brincadeira.

  • Cante com ela

Cantar é, sem dúvida, uma das formas de alegrar qualquer pessoa, inclusive crianças. Do seu celular ao violão, todos os instrumentos são recursos para alegrar o ambiente hospitalar.

Pode ser uma canção de ninar, para ajudar a criança a adormecer ou músicas que estimulem a memória das crianças e que são verdadeiras brincadeiras. Se for possível, peça para ela acompanhar a música e cantem juntos.

6 maneiras de alegrar uma criança internada 1

  • Leia uma história

Ler faz sempre bem. E está comprovado o seu efeito terapêutico. Livros e histórias fazem nos sonhar com lugares distantes, aventuras e heróis e heroínas, que apesar dos obstáculos que enfrentam, no final, conseguem ter um final feliz!

Ao ler para a criança internada, envolva-a com estas narrativas de superação, para que ela se identifique. Histórias clássicas, também são recursos.

Se a criança já for alfabetizada, convide-a a ler com você (se as condições de saúde permitirem) e para recontar a história.

  • Desenhe

“Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é fácil fazer um castelo”. Assim como diz a música “Aquarela”, de Toquinho, com uma folha de papel e um lápis, é possível criar um mundo novo feito de imaginação.

Desenhar, pintar, são técnicas simples, fáceis e econômicas para fazer com que as crianças que estão hospitalizadas, sintam-se mais felizes e tenham recursos para ultrapassar estes momentos de crise.

Você poderá levar exercícios prontos e intercalar com propostas livres em que as crianças poderão expressar-se livremente.

  • Desperte a imaginação

Conversar é sempre uma forma de alegrar uma criança internada. Você poderá contar uma história engraçada, para que o sorriso apareça no rosto da criança.

E nos olhos, também! Crianças riem com os olhos! E também poderá fazer exercícios, gesticulando boca, olhos, criando caretas que despertarão a curiosidade dos mais pequenos.

Você poderá fazer um jogo para que a criança imite as suas ações e movimentos, como se fosse um espelho.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

[yikes-mailchimp form=”1″]

  • Crie uma caixa-surpresa

 

Mapas do tesouro, enigmas, são possibilidades que geram interesse nas crianças. Mas, nada como uma caixa surpresa para estimular a criatividade e captar a atenção.

Crie uma caixa com um layout colorido e atrativo e lá dentro coloque uma série de objetos, igualmente coloridos e convide os pais da criança a trazer novos objetos para que a caixa vá sendo alimentada.

O mais importante é criar as condições para que a infância, mesmo durante um período no hospital, seja preservada. Memórias de alegria também poderão ser cultivadas no ambiente hospitalar.

 

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

Share:

Leave a Comment

4 × 3 =