4 benefícios de fazer um trabalho voluntário 1

4 benefícios de fazer um trabalho voluntário

Trabalho voluntário é uma ação que se manifesta pela própria vontade. Para ser voluntário, é preciso querer e isso é muito importante no mundo em que vivemos. Ser solidário é uma prática que não é de hoje, mas atualmente, o voluntariado tornou-se uma prática que é valorizada até numa entrevista de emprego. Mas ser voluntário é muito mais do que isso e neste artigo, você encontrará 4 boas razões para se tornar um voluntário.

Começamos com uma definição: “Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e a do seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social, ou outros campos…”.

Esta é a definição das Nações Unidas e lança as primeiras bases para refletirmos sobre o trabalho voluntário. Na verdade, esta definição não é completa, por que não contempla o idoso, que também poderá doar o seu tempo, talento e experiência para outras pessoas.

Ou seja, voluntariado não tem idade. Segundo esta definição, o voluntário não poderá receber remuneração pelo trabalho desenvolvido, mas é claro que quando você se torna voluntário, você é recompensado e essa recompensa, naturalmente, é muito superior a qualquer valor monetário.

Ao doar-se, você recebe em troca o afeto, o amor e o carinho dos sujeitos de sua doação. O que conduz o trabalho voluntário é a convicção de que o mundo pode ser um lugar melhor para viver e que todos nós somos responsáveis por esta transformação.

4 benefícios de fazer um trabalho voluntário 2

Conteúdo

Mas quais são os benefícios de fazer um trabalho voluntário?

  • Capitalização de talentos

Imagine que você adora contar histórias (e até escrevê-las), mas a sua profissão não permite tempo nem espaço para desenvolver este talento?

Ao voluntariar-se, por exemplo, você poderá contar histórias para crianças hospitalizadas ou para idosos em asilos. E os exemplos não acabam por aqui: você poderá ajudar a construir casas, apoiar pessoas em situação de rua, dar aulas e até passear com cães.

  • Estimular vínculos sociais e afetivos

O ser humano tem várias dimensões: profissional; familiar; social, porém, a esfera do voluntariado permite, sem dúvida estimular novos vínculos sociais e afetivos de uma maneira diferenciada em relação as outras dimensões.

  • Melhoria da auto-estima e condições de saúde

“Fazer o bem, faz bem”. É uma frase verdadeira e sábia. Quando fazemos o bem, quando nos dedicamos à uma causa, seja ela qual for, nos sentimos engajados e este engajamento faz nos sentir bem.

Muitas pessoas envolvem-se com o trabalho voluntário para combater a depressão, após a morte de um ente querido, ou até mesmo depois de aposentarem-se.

Encontram, em associações, o conforto necessário para ultrapassarem momentos difíceis em suas vidas e, para além de melhorar a sua auto-estima, sentem-se mais saudáveis.

Na maioria das vezes, estas pessoas, passada esta fase menos boa, continuam com o trabalho voluntário.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

[yikes-mailchimp form = “1”]

  • Ser socialmente responsável

O mundo contemporâneo, nos exige um compromisso com o bem comum. Não poderemos viver mais de forma tão individualizada e egoísta. Precisamos compreender que fazemos parte de um todo e que se, cada um fizer a sua parte, todos beneficiarão.

Este é um objetivo que é amplamente cumprido com o engajamento voluntário. Ao envolver-se com o trabalho voluntário, você poderá escolher um campo de ação com o qual mais se identifica, ou por outro lado, investir numa área que sempre quis trabalhar.

Ser voluntário é ser socialmente responsável. Agora que você já conhece alguns dos benefícios do trabalho voluntário, pesquise as causas que você gostaria de apoiar e comece. A sua vida, com certeza, será muito mais colorida!

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Linda VenezaInstagram Bella Venezia

Share:

Leave a Comment

dezessete − dois =

Translate

Nos siga no Instagram

Nosso patrocinador

certosaber
certosaber