Motivar uma pessoa

Como motivar uma pessoa hoje mesmo?

Como motivar uma pessoa? Vivemos tempos complexos com muitos estímulos: falta de tempo; exigências no trabalho: dificuldades financeiras. Viver é muito bom, mas há obstáculos que surgem e precisamos nos motivar para ultrapassá-los. Será que há formas de motivação? Neste artigo, vamos refletir sobre esta questão e dar 7 dicas para aprender a superá-los.

Não são poucos os livros de autoajuda com mensagens e fórmula motivacionais. Até nas redes sociais, diariamente, somos convidados a ler citações, pequenos textos com o objetivo de motivar uma pessoa a combater a solidão, a depressão e retomar o prazer de viver e de sonhar novos sonhos ou realizar os que ainda não foram concretizados.

Claro, que são formas de motivar. Mas imagine que você quer motivar uma pessoa. Como fazer? Que palavras usar? Que ações tomar? Motivar, poderá não ser tarefa fácil. Algumas pessoas, mediante as circunstâncias e situações da vida, desmobilizam-se e tendem a desistir. A primeira coisa que você, que quer ajudar alguém, é ouvir.

 

Seja um bom ouvinte para motivar uma pessoa

Quantas vezes, o que só precisamos é que alguém nos ouça? E ouvir, não significa emitir qualquer tipo de julgamento. E não compare. Não diga que há outras pessoas com problemas maiores. Reconheça que a dor daquela pessoa é a maior do mundo, porque para ela é.

 

Faça-se presente

Pessoas desmotivadas têm a tendência a isolarem-se, por que a determinado momento, acreditam que os outros já estão cansados de ouvir seus problemas, e resolvem isolarem-se. Se você identificou este padrão em algum amigo, familiar ou pessoas próximas, faça-se presente. Telefone, convide para um passeio, cinema, o que você achar que a pessoa possa gostar.

 

Motivar uma pessoa
Motivar uma pessoa

Exemplos bons, estimulam mudanças

Há muitos exemplos de superação em filmes, livros e até músicas que nos inspiram a mudar E todos nós temos uma história para contar. Conte a sua para esta pessoa que precisa ser motivada.  Exemplos bons (e reais), estimulam mudanças.

Ter um motivo

Motivar e motivo são duas palavras que estão relacionadas. Por motivo, podemos entender um propósito de vida. Algo que nos estimule a acordar de manhã, buscar os recursos necessários e traçar estratégias para conseguir este objetivo.

 

Um passo de cada vez

Incentive a pessoa a quem você quer motivar, a dar um passo de cada vez. Ter metas de curto prazo, num primeiro momento, e depois ir aumentando o prazo e a complexidade dos objetivos a alcançar.

Numa primeira fase, em que a pessoa está desmotivada, não é aconselhável, criar muitas expectativas, até porque as chances delas não se cumprirem serão altas e se transformarão em mais desmotivação.

 

Prós e contras: criar uma lista

Por vezes, estamos tão autocentrados, que é difícil desenrolar o emaranhado de fios que está em nossas cabeças. Ter alguém que nos ajude a fazer isso é essencial. E podem ser soluções simples, como uma lista de prós e contras da situação que a pessoa está vivendo.

Prós? Sim, mesmo nos momentos mais difíceis, há sempre algo positivo. Por exemplo, ter tempo para pensar e refletir e não esquecer que crises podem ser oportunidades.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

Confie nas pequenas coisas

Claro que, quando as pessoas estão desmotivadas, dizer que é importante estar grato pelas pequenas coisas, como sentir o sol na pele, respirar, olhar o mar ou contemplar as flores.

Na sociedade consumista em que vivemos, e mediatizada pelas imagens (por vezes ilusórias) das redes sociais, somos bombardeados por mensagens que por um lado nos dizem que podemos tudo e por outro que não temos nada.

Nem uma coisa, nem outra é real. E sim, deveremos confiar nas pequenas coisas, nos detalhes que o mundo nos oferta, principalmente a natureza e o lado bom do ser humano.

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

Share:

Leave a Comment