trabalho voluntário

Como doar o seu tempo para outras pessoas com voluntariado

Como pode ser o voluntariado?

Você já parou para pensar na utilidade do seu tempo?

Em vários momentos, você costuma se perguntar se está perdendo tempo com atividades que nada lhe agregam?

A nossa vida passa rápido demais. No mundo de hoje, cada minuto pode ser a oportunidade que você tem para fazer a diferença como fazer um voluntariado.

Quer saber como você pode fazer o seu tempo ficar mais útil?

Então, continue lendo o artigo a seguir.

 

Conteúdo

Doando o seu tempo: Fazer a diferença na vida de outras pessoas com o voluntariado

Você costuma ficar muito tempo em casa durante a semana ou nos finais dela?

Não viaja nas férias ou tem algumas horas vagas depois do seu expediente de trabalho?

Existe uma parte do seu dia que sempre fica ociosa?

Se você respondeu “sim” para, pelo menos, uma dessas perguntas, você pode doar o seu tempo para outras pessoas.

O voluntariado pode ser uma boa alternativa a ser considerada por você.

Se você nunca considerou essa possibilidade, está perdendo uma ótima oportunidade para fazer a diferença no mundo. E se já pensou nisso, mas não sabe como começar essa jornada pessoal e solidária, nós vamos explicar para você.

Antes disso, que tal aprender mais sobre o que é o voluntariado?

Voluntariado
Voluntariado

 

Entendendo o voluntariado

O Voluntariado nada mais é do que uma atividade exercida por pessoas que estão dispostas física e espiritualmente para ela. Nem todas as pessoas despertam para o voluntariado. Porém, quando isso acontece, elas percebem o quanto estão fazendo o bem com o tempo de que dispõem.

Tempo útil, é isso que os voluntários promovem. Afinal, o tempo é um bem muito valioso que temos. Compartilhar esse bem com outras pessoas é tão benéfico para quem é atendido pelo voluntário quanto para ele próprio.

O voluntário, então, é o jovem ou o adulto que, movido por um interesse e espírito social, dedica parte do seu tempo para ajudar outras pessoas.

Lembrando que o voluntário não recebe gratificações monetárias para exercer tais atividades. Os seus interesses não são financeiros. E talvez por isso, o voluntariado ainda seja uma atividade pouco explorada pela maioria das pessoas.

Em um mundo onde a busca por bens materiais sobrepõe-se a qualquer outro interesse, o voluntariado é uma das poucas pontas de esperança. Você quer mesmo fazer parte de um meio social onde os seus dons só podem ser compartilhados por quem pode comprá-los?

 

Aquilo que o dinheiro não compra

Existem coisas que o dinheiro não compra. A solidariedade é uma delas. E você também pode fazer parte dessa corrente. Nunca é tarde demais para promover solidariedade com o seu tempo disponível.

De início, pode parecer que você está dedicando um tempo que poderia gastar com outras coisas. Mas acredite, a sua vida não é uma corrida. Nem tudo precisa ser uma guerra para ganhar cada vez mais dinheiro.

Pessoas podem estar precisando de você nesse exato momento. Vai mesmo ignorar essa oportunidade?

Como doar o seu tempo para outras pessoas

Você não precisa dispor de muito tempo. O voluntariado não se trata de abdicar de sua vida para se dedicar a outras pessoas. É sobre compartilhar o tempo que você tem disponível. É sobre dedicar um tempo para olhar o outro com o mesmo amor que olha para si mesmo.

O cotidiano acelerado em que vivemos pode te fazer acreditar que não temos tempo para nada. Mas isso não é bem verdade.

Lembra daquele tempo que você disse estar procrastinando? E daquele dia em que deixou a preguiça te dominar, mesmo sabendo que sentiria culpa depois? Ou daquele tempo que ficou fazendo atividades aleatórias justificando que “está sem nada para fazer”?

Estamos falando desse tempo.

É desse tempo que muitas pessoas estão precisando.

O universo nos deu o tempo. Você está usando esse presente da melhor forma, ou ele está empoeirado escondido atrás do armário?

Pense sobre isso.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

[yikes-mailchimp form=”1″]

Para começar a fazer voluntariado e doar o seu tempo para outras pessoas, você pode começar procurando instituições que te permitem isso.

Existem muitos projetos sociais que podem estar precisando de você nesse momento.

Crianças podem estar precisando que você leia uma história para elas. Idosos podem estar querendo uma companhia para assistir ao programa de TV favorito. Ou podem querer ter uma conversa agradável de final de tarde.

 

As possibilidades são muitas. Que tal aproveitá-las agora mesmo?

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

Share:

2 Comments

  • Dayne

    Me chamo Dayne Macena, tenho 22 anos.
    Gostaria de saber a respeito de asilos que recebam visitas de pessoas que não ao da família. Idosos que não recebam visitas

    Reply
    • Doe1hora

      Bom dia Dayne,

      Que bom que fez essa pergunta, parabéns pelo seu interesse
      Qual a sua localidade?

      Muito obrigado

      Reply

Leave a Comment

cinco × 1 =

Translate

Nos siga no Instagram

Nosso patrocinador

certosaber
certosaber