como ajudar um lar de idosos

6 Dicas práticas de como ajudar um lar de idosos

Que todos nós envelheceremos isso é fato, a não ser que percamos a vida ainda jovens. E a cada ano que se passa, o número de idosos tem crescido cada vez mais no Brasil. Assim, é importante encontrar boas maneiras de como ajudar um lar de idosos.

Esta instituição que acolhe gerações sábias que carregam consigo uma infinidade de conhecimento e história precisa de atenção e cuidados da população.

Separamos 6 dicas de como ajudar um lar de idosos para que você comece coloca-las em prática e contribuir com esta parte tão importante da nossa população.

Conteúdo

Como ajudar um lar de idosos. Por que o lar de idosos precisam de atenção?

Já parou para pensar quantas vezes você já ajudou um asilo em sua vida? Quantas vezes você parou para notar o quão importante essas pessoas são e como elas podem nos proporcionar sabedoria e entendimento não compreendidos na juventude?

Se você não possui entes que residem lá, pouco se lembra deste lugar. No geral, as pessoas se preocupam com ações mais voltadas para crianças, animais, mulheres, causas importantíssimas por sinal, mas acabam se esquecendo dos asilos

A população idosa tem crescido gradualmente no Brasil, segundo dados do IBGE, no ano de 2012 o número de pessoas com idade acima de 60 anos era de 25,4 milhões e de lá para cá, este número aumento tem aumentado, no ano de 2017, a população média de idosos era de 30,2 milhões.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2030 o Brasil terá a maior população de idosos do mundo, ultrapasso a de crianças de 0 a 14 anos.

Estes números mostram que a expectativa de vida do brasileiro tem aumentando o que é uma boa notícia, no entanto, também indica que precisamos dar mais atenção a este público. Por isso, é importante que comecemos desde agora a mostrar nossa preocupação e empenho para este público.

1-                 Realize visitas periódicas

 

Algumas pessoas acreditam que para ajudar uma instituição de idosos é preciso que um de nossos entes queridos estejam lá. Mas isso não é verdade.

Existem muitos idosos que foram abandonados por suas famílias, deixados lá para morrerem sozinhos. Estas pessoas, recebem o carinho apenas dos funcionários, e se sentem muito sozinhas.

É claro que o acolhimento de idosos no asilo é muitas vezes necessário, levando em conta de que a própria família, não sabe como cuidar daquela pessoa, e assim, acaba negligenciando seus cuidados. Nestes casos, a melhor opção é realmente encaminhar este familiar para um asilo.

Realizar um visita é uma maneira de demonstrar o seu amor fraterno. E não é preciso fazer muito para conquistar o amor destas pessoas. Basta apenas que você as trate com respeito, carinho e cuidado, sendo paciente para ouvi-las. Muitos anseiam apenas por uma presença física.

Para conseguir ajudar a instituição desta maneira, é preciso que você entre em contato com o seu supervisor e verifique os dias e horários disponíveis para visitação.

2 – Doe alimentos

Esta também é uma ótima opção de como ajudar um lar de idosos, de fato, todas as instituições precisam de doações, inclusive as que acomodam idosos.

Você pode realizar doações simples, onde é possível que você mesmo as direcione, como também, pode organizar campanhas e arrecadar muito mais alimentos.

As pessoas tem uma tendência a ajudar instituições e para isso, é preciso apenas que você saiba atuar de maneira correta.

Lembre-se sempre de que antes de começar a pedir algo em nome de uma instituição, é necessário que você solicite antes, a permissão de seu coordenador.

Veja o que falamos para praticar sua solidariedade em hospitais

3 – Seja um animador

Quem disse que apenas crianças gostam de teatro, palhaço, pipoca e alegria. Os idosos também anseiam por este tipo de atividade.

Você pode montar um grupo e visitar periodicamente a uma instituição trazendo muita alegria a estes queridos que tanto já sofreram na vida.

Abuse da criatividade, pois idosos são como crianças, e adoram ser surpreendidos com coisas boas. Não perca a oportunidade de causar muitos sorrisos.

6 Dicas práticas de como ajudar um lar de idosos 1

4- Doe dinheiro

Se você não sabe como ajudar um lar de idosos e acredita não ter tempo para realizar visitas e organizar campanhas, você também pode contribuir com uma quantia em dinheiro.

Alguns lares para idosos possuem carnês de contribuição onde você pode ajudar mensalmente com uma quantia em dinheiro.

A primeira coisa é entender como funciona a estrutura da instituição e como é realizado o esquema de doações em dinheiro.

É sempre importante ressaltar que qualquer ajuda é bem-vinda nestas instituições, uma vez que muitos idosos são abandonados pela própria família e não recebem nenhum tipo de benefício que possa ajudar esta instituição.

5 – Organize uma visita de cães

Os cães são uma opção terapêutica para todas pessoas, sejam elas velhas ou novas.

Já existem projetos que levam cães abandonados nestas instituições para que recebam e doem amor. Estes projetos também são conhecidos como Cão Terapia, e não dá para negar que realmente esta opção é bastante terapêutica.

O ideal é que você procure em sua cidade instituições que acolhem cães abandonados para promover o projeto com animais dóceis que também precisam e querem dar amor.

Como mostrar as crianças que praticar a solidariedade é muito bom

6 – Organize campanhas de Natal

O Natal é uma época de reunir a família e os amigos, no entanto, para estes idosos, isso não é possível. Organizar uma campanha de Natal também é uma boa opção.

Dentre o cronograma você pode arrecadar presentes e guloseimas e promover um almoço para os acolhidos, para que eles se sintam importantes.

Esta opção de como ajudar um lar de idosos, mostra sobretudo, humanidade e respeito por aqueles que também ajudaram a construir e escrever nossa história tal como ela é nos dias atuais.

Considerações finais

Ao ajudarmos asilos estamos exercendo não só uma atitude de caridade e amor fraternal por nossos idosos, mas também, estamos exercendo nosso papel como cidadãos.

O Brasil ainda tem muito o que aprender em aspecto à valorização de seu público idoso, mas, buscando ações que se preocupam em como ajudar um lar de idosos este conceito tende a mudar.

E esta mudança começa por você, aqui e agora!

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

Share:

Leave a Comment

seis + 3 =