atitudes solidarias

Por que precisamos ter mais atitudes solidárias?

Por que precisamos ter mais atitudes solidárias? Já se perguntou sobre isso?

Você já leu para uma criança ou ajudou um idoso a atravessar uma rua?

Se você já fez isso em algum momento da vida, sabe a sensação de bem estar que pequenas atitudes como essas causam.

Quando dedicamos o nosso tempo para ajudar outras pessoas e temos atitudes mais solidárias, estamos fazendo a diferença no mundo. Que tal você também começar a contribuir para um mundo mais solidário?

 

Conteúdo

É difícil fazer a diferença no mundo?

Pode ser que fazer a diferença no mundo pareça algo muito distante para você. Porém, são atitudes simples que movem o mundo. Não há nada de extraordinário ou impossível em ajudar outras pessoas. Essa deveria ser a nossa rotina comum.

Fazer o bem é mais fácil do que você imagina. Todos podemos ter atitudes solidárias. Em muitos casos, você precisa oferecer apenas aquilo que temos de mais valioso: o tempo.

É o tempo que molda as nossas vidas, que determina os nossos caminhos e nos leva adiante. No final de tudo, é a escolha do que fazemos com o nosso tempo que vai desenhar o futuro que o universo está nos preparando. O que você tem feito com o seu tempo?

Talvez a resposta para essa pergunta exija uma reflexão mais profunda. Antes de fazer essa reflexão, que tal descobrir o motivo pelo qual precisamos ser mais solidários?

 

Motivos para termos mais atitudes solidárias

  • Para ter mais Empatia

Você já ouviu falar nesse termo?

A Empatia deve ser um exercício constante. Uma boa parte das pessoas ainda não aprenderam isso. Por isso, é tão difícil encontrar pessoas que realmente conseguem se colocar no lugar do outro.

Quando você exerce a solidariedade, a chance de desenvolver empatia é grande. Afinal, você está lidando diretamente com a situação do outro, com as carências de outras pessoas.

Quando você toma uma atitude solidária, por mais simples que seja, você desenvolve o seu olhar para os problemas dos outros. Assim, você tende a se tornar uma pessoa mais compreensiva consigo mesmo e com quem está ao seu redor.

A capacidade de ter empatia também pode ser considerada uma habilidade profissional. Na maior parte das profissões, o profissional precisa entender o problema do seu cliente e ter empatia o suficiente para resolvê-lo com a atenção e gentileza necessárias.

 

  • Para desenvolver nossa Gratidão

A gratidão é uma das maiores qualidades que uma pessoa ter. Ser grato por aquilo que recebemos do outro é uma virtude, e nem todos tem isso.

Quando você doa o seu tempo para atitudes solidárias, percebe o quanto há pessoas com menos oportunidades na vida. Assim, você aprende a agradecer pelas oportunidades que teve.

Todos temos os nossos desafios, e as oportunidades que você conquistou na vida são as mesmas que alguém perdeu. É muito importante ser grato por isso.

atitudes solidarias

Atitudes solidarias

  • Para melhorar o Bem-estar

É muito comum os depoimentos de pessoas que declaram se sentir melhor consigo mesmas depois de ter atitudes solidárias.

Vários estudos já puderam comprovar. Atividades voluntárias realmente aumentam a sensação de bem-estar nos indivíduos.

Se você ainda não sabe como é essa sensação, deveria experimentar o quanto antes.

  • Para valorizar o seu Dinheiro

Sim, você não leu errado. Pessoas que dedicam o seu tempo em atividades voluntárias passam a ter uma relação melhor com o dinheiro.

Inclusive, muitas pessoas se livram de hábitos compulsivos de consumo depois que conhecem a realidade de pessoas carentes. De fato, quando você ajuda uma Instituição de Caridade, passa a dar mais valor para o dinheiro que ganha.

Pode ser que você reclame da sua situação financeira. Porém, lidar com outras realidades pode fazer com que você finalmente perceba que as suas conquistas monetárias são o sonho de muitas pessoas.

 

  • Para entender os Desafios Sociais

Os problemas sociais são complexos demais e levam tempo e experiência para serem entendidos.

Os desafios globais são muitos, mas quando você ajuda projetos sociais, você passa a ter uma leve noção de quais são eles.

O seu repertório sociocultural também aumenta. Assim, você conhece melhor os problemas sociais que o seu país enfrenta. Acredite, você pode fazer parte das soluções para essas dificuldades.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

[yikes-mailchimp form=”1″]

  • Para ser mais Resiliente

A capacidade de se adaptar às mudanças e superar os problemas, também conhecida como Resiliência, é uma característica comum nas pessoas fortes.

Não estamos falando do porte físico, e sim da força espiritual que nos move mesmo quando estamos passando por momentos ruins.

Atitudes Solidárias tem a capacidade de nos tornar pessoas mais altruístas. Mais do que isso, nos tornamos pessoas mais fortes, mais preparadas para superar as nossas próprias dificuldades na vida.

 

  • Para renovar a esperança de um Mundo Melhor

Ser otimista em relação ao futuro é para poucos. Frequentemente, somos bombardeados com notícias pessimistas acerca da realidade que nos espera. Será mesmo que um Mundo Melhor no futuro não é possível?

Provavelmente, você não está acostumado a ver esse copo meio cheio. Mas a conscientização de ser uma pessoa mais solidária nos leva a perceber que há sim muitas pessoas fazendo o bem por aí.

Fazer trabalho voluntário é uma ótima oportunidade para conhecermos essas pessoas e crer em um mundo mais saudável e caridoso.

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

Share:

Leave a Comment

15 + onze =

Translate

Nos siga no Instagram

Nosso patrocinador

certosaber
certosaber