Levando alegria em orfanatos, saiba a importância! 1

Levando alegria em orfanatos, saiba a importância!

Como levar alegria em orfanatos? Alegria é um sentimento necessário a qualquer ser humano. É, sem dúvida, das sensações mais procuradas pela sensação que nos proporciona. Cada um tem a sua forma de sentir-se alegre: convívio com amigos e familiares, viagens, uma refeição bem preparada e até uma roupa nova.

Mas se pensarmos em pessoas, e especialmente crianças que estão em orfanatos, a verdade é que, num primeiro momento, poderemos pensar que esta sensação de estar alegre é mais difícil de vivenciar. Mas as crianças são fontes de alegria e curiosidade e neste sentido é possível haver alegria em orfanatos.

Se você está pensando em começar um trabalho voluntário em orfanatos ou quer saber como contribuir para criar uma atmosfera alegre para as crianças que vivem nestes locais, leia este artigo.

Conteúdo

Importância da família

Todos sabemos a importância dos pais e familiares para o crescimento e desenvolvimento saudável das crianças. É direito delas, serem acolhidas e amadas. Mas nem sempre isso é possível. Muitas crianças crescem sem a presença de seus pais e as razões podem ser de variadas ordens: desde falecimento, maus tratos, abandono e retirada judicial do poder paternal.

Para abrigar estas crianças, foram criados locais conhecidos como orfanatos, ou seja, lugares em que crianças órfãs vivem. Mas estes lugares, não precisam de ser necessariamente locais tristes, pouco cuidados e em que se respira angústia. Não, há maneiras de torna-los alegres.

 

Alegria em orfanatos: modos de fazer

Todos temos memórias das nossas infâncias. Claro que nas décadas anteriores, costumávamos brincar mais na rua, em brincadeiras coletivas, e com brinquedos, que algumas vezes eram feitos com nossas próprias mãos. Atualmente, os recursos e contextos são diferentes, mas há estratégias que poderemos usar para criar uma atmosfera de alegria em orfanatos.

Levando alegria em orfanatos, saiba a importância! 2

Ateliê de artes

Papel, caneta, tintas, são recursos econômicos que poderão ser usados para criar um ateliê de artes para as crianças em orfanatos. A periodicidade deverá ser decidida em conjunto com a coordenação da instituição, sendo importante que seja instituída um dia específico da semana e que seja cumprido.

Crianças precisam de rotina para se sentirem seguras. Estes tipos de atividade artísticas estimulam não só a criatividade, mas também a sensação de bem-estar que leva, naturalmente, a alegria. Os exercícios poderão ser pré-determinados, mas é recomendável deixar um espaço para que as crianças se expressem se forma livre.

 

Grupo de teatro

É preciso sonhar! E isso vale para todos, idosos, adultos e crianças. Criar um grupo de teatro em orfanatos é uma maneira de conectar estas crianças com um mundo mágico em que podemos ser outras pessoas e representar novos papeis.

Assim como o ateliê de artes, é importante estabelecer uma data que poderá ser semanal, quinzenal em que as crianças poderão reunir-se, ter aulas, criar figurinos, estimular o sentimento de pertença a um grupo.  E no final, como produto desta vivência rica e coletiva, apresentarem uma peça.

Com certeza, para além de ser um processo que estimula alegria em orfanatos, contribuirá para o reforço da auto-estima destas crianças.

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL

[yikes-mailchimp form=”1″]

Ler para viver bem

Livros são fontes de vários sentimentos e sensações: do espanto ao medo, da alegria ao amor. Atualmente, para além das histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho e João e Maria, há uma multiplicidade de livros com formatos originais e narrativas só com imagens, que estimularão a imaginação das crianças.

Ler para crianças e convidá-las, de acordo com a idade delas, a fazerem uma leitura compartilhada, é uma ótima sugestão, para não só estimular as competências cognitivas, aumentar o vocabulário, mas também estimular a ideia de um coletivo que lê e vive junto.

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

Share:

Leave a Comment

sete − 1 =