Não venda seu voto: 3 razões para não cair nesse erro! 1

Não venda seu voto: 3 razões para não cair nesse erro!

De 2 em 2 anos, tem eleição e antes de votos, não venda seu voto de jeito algum. Embora pareça fácil e uma forma de obter alguma vantagem, isso se mostra um erro e pode te dar sanções no âmbito da justiça, pois é crime.

A grande questão é que se trata de muito mais do que um simples crime, porque indica uma busca pelo que é errado. Afinal, se você vende o seu voto, como reclamar de um político que vende o voto dele no Congresso?

Essa é a principal razão para afirmar com todas as letras: não venda seu voto. Dessa forma, este texto trará para você três razões para não cair nesse erro e explicará os motivos para votar com cidadania. 

Não venda seu voto: Por que não cair nesse erro na próxima eleição?

Toda eleição é quase a mesma coisa: os políticos tentam comprar votos e algumas pessoas caem no erro de vender. Seja por algum valor financeiro ou mesmo um favor, a verdade é que a pessoa está vendendo algo precioso. 

Para não cair nesse erro, é importante conhecer três motivos para votar segundo as suas convicções e não por benefícios financeiros. Assim, veja a seguir as informações e descubra as razões para não vender o seu voto.

1- É crime

Em primeiro lugar, a venda de votos é considerada um crime e pode dar cadeia para aquele que comprou. De acordo com a Lei n° 8.840, é proibido a compra de votos e por isso a venda é errada apenas por esse motivo.

O projeto de lei foi uma iniciativa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e também dos sindicatos. Nesse cenário, a ideia surgiu de uma insatisfação contra os políticos que usam do artifício de comprar votos.

A lei é clara e proíbe a venda, doação, oferta de benefício ou entregar ao eleitor qualquer tipo de vantagem inerente ao voto. Vale lembrar que pode incluir uma simples promessa e até mesmo o oferecimento de algum benefício.

Não venda seu voto, porque você está cometendo um crime e pode sofrer sanções. Além disso, ainda há dois motivos que mostram que esse tipo de prática é danosa e vai além da esfera criminal, confira os outros dois tópicos.

não venda seu voto
não venda seu voto

2- É falta de reconhecimento histórico

A política substituiu a barbárie e o massacre entre pessoas, porque no passado o mais forte vencia e subjugava derrotado. Porém, atualmente não é mais assim e a morte foi substituída pelos acordos políticos.

Para que você pudesse votar e até mesmo criticar um político, acredite: muita gente precisou perder a vida.  Portanto, muitas pessoas lutaram pela democracia e pagaram com a própria vida, é importante pensar nisso.

Na hora que você pensar em vender o seu voto, não se esqueça que as mulheres puderam votar apenas em 1932. Ao mesmo tempo, pense em como era terrível para elas não terem o direito de escolher quem as representasse.

Não venda seu voto, pois você favorece o desconhecimento histórico e não faz jus a quem deu a vida para você votar. Acredite: é melhor votar do que não saber o que acontece, porque o voto te dá direito de cobrar o político.

3- É uma forma de favorecer apenas os mais ricos 

Vender o seu voto é uma maneira de privilegiar quem é rico e pode comprar mais votos, não é mesmo? Por outro lado, a não venda de votos é crucial para eleger políticos que representam as pessoas que têm menor poder aquisitivo.

Pense: um político que tem dinheiro para comprar votos, o que fará depois que for eleito? Certamente alguém patrocinou e irá cobrar aquilo de volta, seja no formato de favores políticos ou não, é primordial pensar nisso.

Ter ciência disso é entender que dá para eleger políticos que representam os grupos que você faz parte. Em seguida, a chance de sentir os benefícios daquela vitória é maior e ainda te faz começar a votar da maneira correta.

Não venda seu voto por todos os motivos mostrados aqui e também pela eleição ser uma festa da democracia. Por fim, vale muito a pena pensar em tudo e tomar a decisão mais sábia: não vender o seu voto. 

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Linda VenezaInstagram Bella Venezia

 

Share:

Leave a Comment

Translate

Nos siga no Instagram

Receba tudo em seu e-mail

Nosso patrocinador

certosaber
certosaber