5 curiosidades incríveis sobre o lar de idosos que nunca te contaram 1

5 curiosidades incríveis sobre o lar de idosos que nunca te contaram

O lar de idosos, que também é chamado de casa de repouso em alguns lugares, é um local para trazer bem-estar às pessoas de mais idade. Afinal, é importante ter infraestrutura para atender o público com essa idade.

Por funcionar como uma moradia, há opções que oferecem várias opções para que o idoso seja bem atendido. Nesse cenário, existem lugares que atendem aos idosos dependentes de cuidados e outros que não são dessa forma.

O lar de idosos oferece acompanhamento contínuo e atendimento médico para as pessoas na melhor idade. Dessa forma, confira aqui 5 curiosidades que nunca te contaram sobre esse lugar que transborda história.

Top 5 curiosidades sobre lar de idosos

Agora que você já entendeu o que é lar de idosos, se torna essencial entender as curiosidades que nunca te contaram sobre esses locais. Assim, veja a seguir cinco pontos incríveis sobre os lugares.

1- É diferente dos asilos

Embora pareçam a mesma coisa, a realidade é que o asilo tem um aspecto de abandono e maus-tratos. Por outro lado, o lar de idosos é ligado ao repouso e a assistência permanente ao que as pessoas precisam.

Um bom exemplo é que o asilo geralmente sofre com falta de profissionais capacitados e condições limitadas. Em seguida, o atendimento não é de qualidade e faltam fraldas geriátricas, comida e assistência médica capacitada.

No lar de idosos, a situação é diferente e os residentes têm alimentação específica para o que necessitarem, além disso também tem fisioterapia e atividades para retardar a perda de memória, então é muito diferente. 

lar de idosos
lar de idosos

2- É mais antigo do que você imagina

O surgimento de instituições para idosos não é nada recente e há relatos que datam do século IV. De acordo com os relatos, o primeiro lar de idosos foi criação do Papa Pelágio, que fez a sua casa se tornar um hospital para velhos.

Entre os judeus, também era comum a prática e a assistência aos idosos, uma vez que na época não existia aposentadoria. Em outras palavras, ao ficar idoso, automaticamente a pessoa não tinha mais como se sustentar sozinha.

Esses lugares ofereciam apoio e com o crescimento da caridade, as instituições se tornaram maiores ainda. Por consequência disso, no século XIX e XX, no Brasil houve um crescimento dos vários lares de idosos.

3- Não é um lugar de tristeza

Pode até parecer que os idosos foram abandonados, mas há situações em que o próprio idoso pede para ficar. Um bom lar de idosos oferece auxílio médico e atividades para os residentes, que os fazem se divertir muito.

Por estabelecer uma rotina para os idosos, muitos fazem dança, pintam, tocam algum instrumento e têm uma vida normal. Então, toda vez que você pensar que o lugar tem apenas tristeza, lembre-se dessa informação.

4- Muitas vezes os idosos estão lá para serem melhor cuidados

Há muitos problemas de ordem física e psicológica nas pessoas, em alguns casos pode vir a ser indispensável um lar de idosos para a pessoa. Através desse cuidado, a sua saúde melhora ainda mais e o idoso é melhor tratado.

Existem pessoas que se planejam para ficarem idosos e morarem em um lar, especialmente as que não têm filhos. Alguns lares para idosos cobram um valor de entrada e a manutenção é realizada com o valor da aposentadoria.

Por terem assistência médica e auxílio psicológico, os idosos são melhor tratados do que estivessem fora. Entretanto, também tem casos de abandono e que infelizmente acontecem, porém um lar de idosos de qualidade não lida bem com essa situação. 

5- Você pode visitar um e até fazer trabalho voluntário

Se você ficou curioso para conhecer um lar de idosos e ver o lado bom da velhice, bem como o que pode acontecer, a boa notícia é que alguns aceitam visitas, porque toda visita gera nos idosos uma emoção especial.

Na sua cidade pode ter um e basta ligar, em seguida converse e veja o dia de visitação, assim como o que pode ser feito. Ao mesmo tempo, dá para fazer trabalho voluntário em alguns no seu tempo livre e fazer um bem a sociedade.

Na hora de pensar em um lar de idosos, imagine que ali estão as pessoas que ajudaram a construir esse país. 

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Linda VenezaInstagram Bella Venezia

 

Share:

Leave a Comment

3 × 3 =

Translate

Nos siga no Instagram

Receba tudo em seu e-mail

Nosso patrocinador

certosaber
certosaber