organizar uma ação solidária

6 maneiras de organizar uma ação solidária

Não é só em épocas festivas como o Natal que o nosso espírito solidário deverá ser despertado. Claro, que ações solidárias pontuais são importantes e necessárias, porém, se você tem interesse em organizar uma ação solidária saiba que ela poderá acontecer durante todo o ano. Neste artigo, descubra como organizar uma ação solidária e ajudar quem mais precisa.

Ser solidário é uma responsabilidade de todo e qualquer ser humano e não é preciso ter muitos recursos para organizar uma ação solidária. Principalmente, agora, em tempos de conectividade intensa e imediata. Sua ação solidária poderá estar a distância de um clique!

Mas antes de começar a organizar a sua ação solidária, você precisa descobrir qual é a sua causa ou as suas causas. Como você poderá imaginar, há várias situações e questões sociais, especialmente que poderão captar a sua atenção e promover o seu engajamento: questões ecológicas; de gênero; proteção dos animais; crianças e idosos; doenças como o câncer de mama.

Muitas das vezes, a associação a uma causa está relacionada, para além de uma preocupação pessoal, a uma experiência vivida, como uma doença. Mas também poderá ser uma paixão, como a causa da proteção aos animais, ou até mesmo causas culturais e ligadas a educação.

Veja o que falamos para praticar sua solidariedade em hospitais

Com o tema determinado, o passo seguinte é selecionar de que forma a ação solidária será concretizada e pensar na divulgação: quais serão os canais de comunicação usados e que públicos você pretende atingir?

 

  • Página no Facebook para organizar uma ação solidária

 

Você poderá criar uma página no Facebook para a ação solidária que pretende organizar. Quais serão as vantagens? Você poderá ir alimentando a página com conteúdos e notícias sobre a ação solidária, criar vários eventos relacionados e divulgar em grupos que tenham ligação com a causa que você defende.

  • Crowdfunding

Cada vez mais popular, as ações de crowdfunding podem mobilizar pessoas em vários locais do mundo para financiar projetos de várias ordens, inclusive ações solidárias. Esta é outra maneira de organizar uma ação solidária e que beneficia do uso das redes sociais e das inovações tecnológicas.

 

  • Contactando empresas

 

Esta também é uma outra forma de organizar uma ação solidária com o patrocínio de empresas. Neste caso, invista em empresas de pequeno e médio porte e até em empreendedores que poderão considerar interessante ter o nome (e logo) da sua empresa associado de forma pública à uma causa social. Empresas socialmente responsáveis são bem avaliadas pelos consumidores.

Como mostrar as crianças que praticar a solidariedade é muito bom

  • Reunindo amigos e familiares

Mesmos com os avanços tecnológicos, maneiras mais tradicionais de organização de ações solidárias, não devem ser descartadas. E continuam operacionais e válidas, a mobilização entre amigos e familiares que apoiarão em vários aspectos: financeiro; logísticos: divulgação a causa que você pretende apoiar através de uma ação solidária.

  • Contate instituições

Se você está pensando em organizar uma ação solidária, pela primeira vez e tem pouca experiência, poderá, também, contatar instituições que já sejam reconhecidas na sociedade pelo trabalho confiável já desenvolvido e expor a sua ideia. Eles poderão operacionaliza-la para você ou esclarecer as suas dúvidas, auxiliando de forma eficiente na melhor maneira de organizar uma ação solidária.

  • Livros e tutoriais

Pesquisar também é importante e para isso, você poderá recorrer a livros e tutoriais que explicam de forma simples os passos essenciais para começar uma campanha de angariação de fundos; uma palestra sobre determinado assunto; um grupo de estudo e reflexão e até petições públicas a favor de determinada causa.

Há inúmeras maneiras de envolver-se com causas públicas e é importante que os cidadãos mobilizem-se em favor dos que não tem voz.

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

Share:

Leave a Comment