levar crianças ao asilo

Levar crianças ao asilo – É muito Benéfico para os idosos

Asilos e idosos: uma combinação, que às vezes, pode não ser das mais felizes. Mas pode não ser assim. Atualmente, e com a progressão da estimativa de vida das pessoas, os asilos tem se convertido em espaços de convivência e estímulo para uma nova etapa da vida. Neste novo momento levar crianças ao asilo, o encontro entre crianças e idosos poderá ser uma boa estratégia.

A vida tem várias fases: nascemos, somos crianças, adolescentes, adultos e, por fim, idosos. Na existência do ser humano, há duas pontas: a infância e a velhice, que representam o princípio e o final de nossa vida.

Ou seja, há muitos pontos de contato entre estas duas fases. Inclusive, quantas vezes já não ouvimos que os idosos voltam a ser crianças?

Levar crianças ao asilo

Por isso, cada vez mais, é normal levar crianças ao asilo, proporcione o encontro entre crianças e idosos. E por que traz benefícios para os mais velhos?

Se pensarmos que os idosos já viveram muito e têm experiência de vidas, ou seja, tem histórias para contar, as crianças poderão beneficiar destas histórias reais de vida, para além, de descobrirem como as pessoas viviam em outros tempos, como brincavam, o que comiam, o que gostavam de fazer.

Todos temos histórias para contar e com os mais idosos não é diferente. E ao contar suas histórias para os mais novos, é como se revivessem as suas memórias, sentindo-se mais vivos e presentes, por isso é muito importante levar crianças ao asilo.

Mas levar crianças ao asilo, também poderá ser uma fonte de aprendizagem e troca para os idosos. As crianças, para além de ouvirem (e prestarem atenção), as histórias de outros tempos, poderão, também, contar suas próprias histórias, mostrar as novidades do mundo moderno, e ler histórias de livros infantis.

Sim, livros infantis também são inspiradores para adultos, e também idosos.

Para além disso, as crianças costumam não ter problemas em aproximar-se e demonstrar o afeto, sendo mais fácil, estabelecer uma relação afetuosa com um toque na mão, um abraço.

Levar crianças ao asilo - É muito Benéfico para os idosos 1

São variadas as pesquisas e estudos comportamentais que apontam que a solidão é uma doença, para não dizer uma epidemia, que poderá levar a morte. Não é difícil perceber as razões desta afirmação.

Por isso, em qualquer idade, precisamos da presença saudável de outros seres humanos, mas é sem dúvida, na idade maior, que esta presença é mais importante.

Muitos são os projetos inter geracionais, que combinam os saberes e as experiências de crianças e idosos, criando uma nova oportunidade de relacionamento.

Veja o que falamos para praticar sua solidariedade em hospitais

O fato dos idosos contarem suas histórias, ao levar crianças ao asilo, às crianças, para além de gerar um compromisso, estimula a oralidade e também a criatividade.

Por sua vez, as crianças, aprenderão a respeitar os mais velhos, por virtude das histórias contadas, e estimularão a capacidade de escuta e atenção.

Uma outra maneira de criar um vínculo afetivo entre estas duas fases de nossas vidas, são a escrita de cartas. Cartas, no tempo da internet, emails? Sim, cartas!

Como mostrar as crianças que praticar a solidariedade é muito bom

Imaginemos que uma escola estabelece uma parceria com um asilo e, no âmbito do projeto, cada criança escolhe um idoso para se corresponder. Durante algum tempo, e de forma a preparar a visita, cartas serão trocadas.

Esta é uma boa forma de estimular a memória dos idosos, mesmo que eles não consigam escrever por variados motivos, poderão ditar para os funcionários do asilo, que desta forma também se sentirão envolvidos no projeto.

Muitos idosos não recebem a visita de seus familiares, quando estão em asilos. Se pensarmos que a maioria deles, teve filhos e até netos, a presença de crianças, é um bom estímulo para continuar a viver com propósito.

Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.

Nos siga nas redes sociais!

Facebook Bella VeneziaInstagram Bella Venezia

 

Share:

Leave a Comment

7 − três =

Translate

Nos siga no Instagram

Nosso patrocinador

certosaber
certosaber