Como doar o cabelo para pessoas com câncer?
O câncer infelizmente é uma doença que vem sendo diagnosticada com mais frequência nos últimos anos devido às campanhas de prevenção e os avanços tecnológicos que auxiliam em um diagnóstico mais rápido.
No entanto, apesar de tantos avanços, um dos efeitos colaterais mais comuns devido ao tratamento ainda faz parte dessa árdua batalha: a queda de cabelo. A melhor opção para os pacientes é o uso de perucas, porém, estas possuem um alto custo, e assim muitas instituições recorrem à doação de cabelo.
Uma atitude linda, que mostra desapego do corpo físico e ainda proporciona mais conforto aos pacientes com câncer, a ação de doar o cabelo tem sido compartilhada por muitas pessoas.
Entenda como funciona a doação de cabelo e o passo a passo para realizar esta ação.
Conteúdo
Por que a quimioterapia faz perder o cabelo?
O câncer é uma das doenças humanas mais agressivas que pode progredir em pouco tempo. Para evitar que a doença se espalhe, muitos pacientes precisam ser submetidos à quimioterapia.
O tratamento vai agir não somente nas células cancerígenas, mas em todas as partes do corpo atingindo principalmente aquelas que se multiplicam mais rápido, e entre elas, estão a que se encontram no folículo piloso.
Com isso, a queda não só dos cabelos, mas de todos os pelos do corpo, é um efeito esperado do tratamento, que pode acontecer nos primeiros 21 após a primeira sessão de quimioterapia.
Mas a boa notícia é que os fios tendem a voltar a ter um crescimento normal após 90 dias depois do tratamento. Porém, a falta de cabelo tende a atingir em cheio a autoestima dos pacientes, principalmente das mulheres.
Por que doar os cabelos?
Pensando no bem estar dos pacientes oncológicos, várias instituições fazem o recolhimento da doação de cabelo humano para a confecção de perucas que em geral, tendem a se parecer com o cabelo original do paciente.
É possível realizar perucas com cabelos sintéticos, no entanto, elas não possuem a mesma qualidade do que uma feita com cabelos humanos. Assim, as instituições solicitam a doação de cabelos para que possam realizar o trabalho.
O mito da doação dos cabelos?
Muitas pessoas deixam de doar seus cabelos pelo simples fato de acreditarem que eles não servirão para a confecção de uma peruca. Porém, todo e qualquer tipo de cabelo humano serve para a confecção de perucas, sejam virgens, com tintura, crespos ou lisos.
Para que você possa realizar a ação e permitir que o seu cabelo seja 100 % aproveitado, é importante seguir algumas instruções, observe o passo a passo.
Passo 1 – O comprimento do cabelo
Vamos derrubar aqui outro mito, aquele que diz que é preciso ter os fios bem compridos para que a doação de cabelo seja feita.
Essa informação não procede. Para que você consiga doar seus cabelos, o cumprimento mínimo deve ser de uma mão apenas. Mas se você não deseja ter cabelos tão curtinhos, o ideal é que espere crescer um pouco mais.
Para os cabelos repicados ou com corte em “V”, recomenda-se, para melhor aproveitamento, que os fios tenham 15 cm de comprimento.
Como mostrar as crianças que praticar a solidariedade é muito bom
Passo 2 – Como cortar os cabelos
Lembre-se que a intenção é de doar os cabelos e caso você não faça isso dentro de instituições especializadas, é necessário que você avise seu cabeleireiro do desejo da doação.
O ideal é que você amarre os cabelos com um rabo de cavalo antes de cortar e jamais deixe que os fios cortados cheguem ao chão.
Para a realização do corte para doação de cabelo, é preciso que os fios estejam secos e em seu estado natural.
RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU E-MAIL
[yikes-mailchimp form=”1″]
Passo 3 – Como enviar o cabelo cortado
Para enviar o cabelo cortado à uma instituição de apoio ao tratamento oncológico, é importante que você coloque os fios em um saco plástico.
Em seguida, insira-os em um envelope com o endereço da instituição e faça o envio.
Com estes 3 passos simples você consegue realizar sua doação de cabelo de maneira correta.
Conheça algumas instituições que aceitam doações de cabelo
Fundação Laço Rosa – Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a ONG está ativa desde o ano de 2011 doando em média de 80 a 100 perucas por mês para pacientes oncológicos. Para realizar a doação de cabelo basta acessar seu site https://www.fundacaolacorosa.com/doar-cabelos.php e seguir os procedimentos solicitados.
Cabelegria – Localizada na cidade de São Paulo, a ONG nasceu no ano de 2013 e cerca de 100 perucas por mês. Para saber como doar cabelos para a ONG basta acessar http://www.cabelegria.org/?page_id=10 seguindo todas as instruções.
Associação Rapunzel Solidária- Também localizada na cidade de São Paulo, foi fundada no ano de 2015 e já recebeu mais de 10 mil doações e entrou mais de 800 perucas. Para realizar doação basta entra no site https://www.rapunzelsolidaria.org.br/como-doar/ e seguir todas as instruções.
Veja o que falamos para praticar sua solidariedade em hospitais
GRAACC – A instituição Social sem fins lucrativos nasceu no ano de 1991 em parceria com a Universidade Federal sendo referência no tratamento de câncer. A GRAACC aceita doações de cabelo, no entanto, as mesmas são encaminhadas para outras instituições para que a confecção da peruca seja realizada. Para entender como realizar doação de cabelo acesse https://graacc.org.br/doacao-de-cabelo/#
Instituto Mario Penna – A instituição localizada na cidade de Belo Horizonte/ MG, atende a mais de 760 pacientes do estado e é responsável pelo acolhimento de mais de 70 % dos novos casos de câncer de Belo Horizonte e região metropolitana. Ela também desenvolve perucas para os pacientes, e para realizar a doação, basta enviar o cabelo cortado a um dos seguintes endereços:
- Hospital Mário Penna: Av. Churchill, 230 – Bairro Santa Efigênia
• Hospital Luxemburgo: Rua Gentios, 1350 – Bairro Luxemburgo
• Prédio Administrativo do Instituto: Rua Gentios, 1420 – Bairro Luxemburgo
• Casa de Apoio Beatriz Ferraz: Rua Paraisópolis, 887 – Bairro Santa Teresa
Horário de entrega: De segunda a sexta, de 8:00h as 12:00h e de 14:00h as 17:00h.
A doação pode ser enviada pelo correio também, no endereço abaixo:
Rua Joaquim Cândido Filho, 91 – Bairro Luxemburgo (no subsolo do Hospital Luxemburgo). CEP 30380-420 – BH / MG.
Coloque aos cuidados das Voluntárias do Instituto Mário Penna.
Com muita alegria informamos que estamos com um patrocinador oficial, conheça o portal certosaber.com informação de qualidade e confiável feita por quem quer mudar os rumos de uma nação inteira.
Nos siga nas redes sociais!